MAIS DO QUE NUNCA, A ARQUITETURA COMERCIAL VEM GANHANDO CREDIBILIDADE ENTRE CLIENTES, ARQUITETOS E DESIGNERS DE INTERIORES. ISSO PORQUE É POSSÍVEL PERCEBER QUE NENHUMA LOJA CONSEGUE ATRAIR CLIENTES SEM UMA FACHADA ATRAENTE, SEM UMA VITRINE CONVIDATIVA E SEM UM ESPAÇO BEM PLANEJADO.
Houve uma época em que a arquitetura comercial se dedicava apenas à abertura de franquias, pois elas precisam ser padronizadas, com toda a identidade da marca estampada nos quatro cantos do espaço. Porém, com o desenvolvimento da arquitetura voltada para comércio, notou-se que um bom planejamento é capaz de trazer inúmeros benefícios para o empreendimento, mesmo se ele não participa de uma rede de lojas e franquias.
A arquitetura comercial deve se atentar não só a sua decoração, mas também a detalhes como localização, concorrência e ponto de venda. Neste texto, você vai descobrir quais são estes tópicos indispensáveis para o trabalho da arquitetura comercial e como praticá-los da melhor forma possível.
1) FIQUE ATENTO À SUA LOCALIZAÇÃO
É fato que uma boa localização é primordial para o sucesso de vendas e para aumentar o fluxo de clientes dentro da loja, mas este fator também influencia a segurança da loja, sua iluminação, sua ventilação, entre outras coisas.
Se a loja fica na rua, por exemplo, a luz natural predominará e a segurança deverá ser bem maior. Por causa do fluxo de pessoas. Já no caso de lojas que ficam dentro de shoppings, por exemplo, a iluminação artificial predominará e todo o espaço deve ser planejado de acordo com a estrutura que o shopping oferece. Fique sempre atento a estes detalhes!
2) FIQUE DE OLHO NAS ATIVIDADES DA CONCORRÊNCIA
No marketing, é muito importante listar os concorrentes diretos e indiretos para saber em que tipo de mercado você está inserido ? isso, inevitavelmente, estará refletido em como se dará o projeto da arquitetura comercial e em como se dá a experiência de consumo de seu público em outras lojas. Assim, você consegue planejar algo muito além do que a concorrência faz atualmente.
3) USE A TECNOLOGIA COMO SUA ALIADA
A iluminação e o uso da tecnologia contam muito na arquitetura comercial, pois luzes e cores chamam a atenção de qualquer pessoa, criando uma experiência única de consumo e fazendo com que os clientes queiram voltar sempre e indicar a loja aos seus amigos.
Por isso, que tal incluir na sua loja prateleiras luminosas para os produtos em destaque? Telas de LED, tags eletrônicas, telas touchscreen, realidade aumentada, trilha sonora e aromatização também são ótimas táticas para chamar a atenção dos clientes, ou seja, detalhes importantes de se pensar no planejamento! Isso, com certeza, será uma isca para o seu público e, consequentemente, aumentará as vendas.
4) ENTENDA SEU PÚBLICO
Não é legal se esquecer do público-alvo! Conheça bem o seu e crie a vitrine de acordo com seus gostos. Isso tudo influencia demais no estilo da loja e nos elementos utilizados na decoração. Lembre-se que a arquitetura comercial de uma loja de maquiagens não é a mesma de uma loja de sapatos masculinos, por exemplo. Adequação é primordial!
5) CAPRICHE NA DECORAÇÃO DA VITRINE
A vitrine é o cartão de visitas de uma loja e pode definir se os clientes vão entrar ou não para ver e comprar os produtos. Por isso, a arquitetura comercial deve se preocupar com ela de forma que sempre fique muito arrumada e organizada.
Seu objetivo é mostrar a identidade da marca e influenciar os consumidores a entrarem e comprarem e, por isso, deve ser muito bem planejada. Por isso, fique sempre atento ao uso da identidade visual, à decoração, à iluminação, à escolha dos manequins corretos e dos produtos (nunca deixe todos os produtos à mostra na vitrine ? ela deve funcionar como uma isca para atrair os clientes para dentro da loja), à largura das portas e ao aproveitamento das datas comemorativas para decoração especial.
6) ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS DO MERCADO
A decoração de uma loja deve ser constantemente renovada na arquitetura comercial de acordo com as tendências de mercado relacionadas ao produto que está sendo vendido. Uma maneira interessante de modificar a decoração frequentemente é aproveitar não apenas as coleções novas e os novos produtos que chegam, mas também as datas comemorativas e os dias importantes para a marca, como o Natal, Dia dos Namorados, Páscoa, entre outros.
Outra dica importante é modificar a decoração da loja, preferencialmente, depois que ela fecha, para que os funcionários tenham tempo de montar tudo com calma e para que o cliente se surpreenda constantemente com as novidades.
Além disso, no mais, fique de olho no que o mercado da arquitetura traz de novo para incrementar sua decoração, como materiais novos, formas e texturas interessantes. Essa área está em constante mudança e, por isso, é sempre importante buscar se renovar!
Na arquitetura comercial, planejamento da loja e de suas estratégias é essencial para que existam boas vendas. Para isso, procure um arquiteto e veja como ele pode lhe auxiliar no seu projeto. Caso queira ajuda, entre em contato conosco que podemos auxiliar nessa questão.